Programa Vias Seguras Alagoas

A Chefia de Segurança no Trânsito (CHST) do Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL) anunciou o lançamento do Programa Vias Seguras Alagoas, em cumprimento ao Inciso IX, Art. 22 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), e alinhado ao Pilar 2 – Vias Seguras do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans). A ação A2018 tem como foco estabelecer procedimentos eficazes para a identificação e tratamento de pontos críticos de acidentes de trânsito, em especial o produto P2054.

Entende-se que os cidadãos se deslocam diariamente por rodovias estaduais e federais para desempenhar suas atividades rotineiras, a segurança no trânsito se torna uma prioridade. Além de buscar fluidez e conforto, os moradores têm a expectativa de chegar aos seus destinos com total segurança.

O Programa Vias Seguras Alagoas tem como principal objetivo sintetizar e compartilhar dados e informações relevantes sobre as condições das rodovias no estado, seguindo a metodologia do Registro Nacional de Acidentes e Estatísticas de Trânsito (RENAEST). A partir dessas informações, pretende-se traçar um panorama abrangente das condições viárias e propor ações concretas para aprimorar a segurança nas estradas.

Com essa iniciativa, o Detran/AL busca promover um trânsito mais seguro e consciente, visando a redução significativa de acidentes e lesões, contribuindo assim para a preservação de vidas e a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos alagoanos. O Programa Vias Seguras Alagoas representa um passo importante em direção a um tráfego mais seguro e eficiente em todo o estado.